sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Stuttgart e um Viking em Berlim

Ontem voltamos de Stuttgart, após um final-de-semana prolongado já que eu não podia usar minha sala na TU (boa desculpa, hein?)! Fui com o Flávio para o casamento de amigos, Suzana e Torsten, e aproveitamos muito. Ainda não conhecia a cidade, que não tem fama de ser das mais lindas, mas fica entre colinas e é bem arborizada, então achei bem agradável e tem pontos muito bonitos, com belas perspectivas. Tive a impressão de que vem passando por reformas que, aos poucos, vão corrigindo a monotonia e aridez dos anos pós-guerra.

Além do casamento divertidíssimo (meio espanhol, meio alemão!) que se estendeu até o sol raiar e os novos amigos, pude conhecer clássicos da arquitetura e obras novas incríveis, como o Kunstmuseum (Hascher + Jehle) na Schlossplatz, que desde que foi inaugurado tinha curiosidade de ver pessoalmente. É mesmo um belíssimo projeto! Vi outras obras do mesmo escritório e do Auer + Weber que gosto tanto, entre outras coisas interessantes, tudo muito bom.

E claro, não pude deixar de visitar a Staatsgalerie do Stirling (pós-moderno na veia, mas feito por 'gente grande', com sua implantação magistral) e, os mais esperados, o indescritivelmente cabuloso Mercedes-Benz Museum do UN Studio, arquitetura inovadora e exposição impecável (vale a pena ver o site), e o Weißenhof Siedlung, conjunto residencial de 1927, marco da arquitetura moderna, com plano urbano e lâmina do Mies e obras de Corbusier, Gropius, Scharoun, Taut's, Poelzig, Behrens, Bourgeois, Oud e outros. Quer mais que isso?! Estudei tanto o conjunto... devo dizer que foi no mínimo emocionante ver tudo aquilo, mesmo que parte tenha sido destruída na guerra. E, em especial, entrar nas casas do Corbu, hoje Museu (+).

Vi também uma exposição ótima na Estação Central (é karma!) sobre as obras de remodelação e modernização do sistema ferroviário, com reaproveitamento de antigos pátios de manobras e do leito, já que os caras vão simplesmente inverter o eixo das linhas! Sem noção... Me lembro na época da faculdade de ver o resultado do concurso de arquitetura para a nova estação, projeto incrível do Ingenhoven, mas não conhecia o plano geral: Stuttgart 21, que faz parte de um projeto ainda maior, a linha Paris-Bratislava. Tem um vídeo meio salame da DB em alemão, mas dá para ter uma idéia do que é. Bom demais...

.

Quanto ao Viking em Berlim (calma Tbone, não fica com ciúme, você é insubstituível!), hoje encontramos o Lars, norueguês muito gente boa que fez o curso de alemão em Dresden com a gente, e chegou essa semana para prestar exame de proficiência e iniciar a Faculdade de Medicina. Viel Glück, Viking! O pessoal veio conhecer minha casa (quase não coube todo mundo... hehe) e, para não perder o costume, fomos ao Schleusenkrug, Biergarten aqui ao lado para uma cervejinha e Flammkuchen. Da esquerda pra direita: Flávio, eu, Lars, Ruy, Letícia e Sabrina e, na outra, Sa e Kleto-que-odeia-sair-na-foto! hehe... foi mal, não resisti :)


Muito bom rever os amigos!

Nenhum comentário: