segunda-feira, 21 de julho de 2008

Engel

Tudo bem, acharam que criei o tão prometido blog e desisti de postar... Foi mal, mas sabem como é, um ano passa rápido e há muito o que fazer em Berlim! hehe... Tenho visto muita coisa bacana, conhecido muita gente e, claro tomado muita cerveja, que é muito boa mesmo e ninguém é de ferro! Ah claro, e tenho estudado bastante também! hahaha... Eu já esperava que a dificuldade com a língua fosse grande, mas tem horas que haja paciência! Claro que depois de seis meses de Alemanha já estou falando e entendendo bem, mas não tem jeito, os textos técnicos que preciso para o doutorado ainda me dão uma boa canseira. Tudo bem, não estou reclamando, está sendo realmente ótimo! Berlim é uma cidade apaixonante. Aliás, foi o que senti há 10 anos atrás, quando pisei aqui pela primeira vez. Não apenas por sua história, que já é incrível, com todas as marcas pela cidade, mas especialmente pela mistura de pessoas, coisas e culturas que fazem a cidade acontecer. E claro, para mim como arquiteto, é realmente fantástico sair por suas ruas e parques, perambulando e vendo a vida passar. Apesar de as 'grandes obras' pós-reunificação terem sido concluídas, a cidade continua pontuada pelas famosas gruas (1997 installation by Hans Peter Kuhn). Para falar a verdade, a impressão que dá é que a Alemanha toda continua sendo um grande canteiro de obras. Todo lugar que visito tem vastas áreas em construção. Dresden, Bonn, Colônia, Potsdam, Hamburgo... e mesmo cidades menores. Realmente impressionante, em especial pela qualidade empregada. Mesmo que muitas vezes um tanto quanto conservadoras (talvez para um arquiteto brasileiro), são sempre de altíssimo nível, não apenas técnico, mas com grande preocupação com a formação do espaço urbano. Bom, muitas fotografias (e textos, claro) virão. Aos poucos vou postando o que for vendo e o já visto... Ah, o anjo? Sempre achei fascinante esse anjo lá no alto, pairando sobre a cidade... Die Siegessäule und der Blaue Engel!
.

Nenhum comentário: