terça-feira, 22 de julho de 2008

UNESCO


No último dia 07, a Unesco declarou patrimônio cultural da humanidade seis conjuntos modernos, construídos em Berlim entre os anos 1913 e 1934, durante a República de Weimar, por representarem uma nova tipologia de habitação social, radicalmente inovadora frente à cidade de cortiços do século XIX e, que influenciou profundamente os rumos do desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo no decorrer do século XX. Entre os autores destas obras, destacam-se Bruno Taut, Martin Wagner, Walter Gropius e Hans Scharoun.

Mais informa
ções: Unesco, Deutsch, English

Neste final-de-semana fui visitar o Wohnstadt Carl Legien (1928-1930), do Bruno Taut e Franz Hillinger. Localizado em Prenzlauer Berg,
é um conjunto relativamente pequeno. Além obviamente da qualidade e beleza das construções, o que impressiona é a sua relação com o entorno e a preocupação com as esquinas, pátios, orientação e pontos estratégicos, com espaços comerciais, de serviços e lazer diretamente voltados à rua principal.

O modelo de cidade moderna foi t
ão (mal) copiado e banalizado que acabou dando origem a verdadeiras aberrações pelo mundo todo. Por aqui mesmo foram construídas coisas bizarras, monótonas e monofuncionais, durante os anos 1960 e 1970 principalmente, que nos últimos anos vêm passando por extensas reformas para se tornarem decentemente habitáveis. Fico pensando nos nossos conjuntos Cohab e BNH... Obviamente, também foram realizadas experiências importantes em São Paulo. Mas isso é assunto para posts futuros!

É sempre bom voltar às origens...
Próximo post: as fotografias do conjunto.

Nenhum comentário: