quarta-feira, 23 de julho de 2008

Wohnstadt Carl Legien


Como prometido, aí estão as fotografias do Wohnstadt Carl Legien, que visitei no último domingo, dia 20. Projetado por Bruno Taut e Franz Hillinger, o conjunto foi construído entre 1928 e 1930.
.
Abaixo, as sacadas voltadas para a rua principal e para os pátios internos.
Cruzamento da rua principal e uma rua de acesso às habitações, com os blocos mais altos marcando as esquinas.
Os diferentes usos nas esquinas da rua principal. Tem até uma padaria! Bom, no caso, uma Bäckerei.
A entrada para o centro esportivo que fica em um dos pátios internos, no centro do conjunto.
A antiga lavanderia comunitária está em obras, sendo reformada para abrigar acervo do Arquivo da Bauhaus. Não consegui maiores informações. Achei uma mudança de uso esquisita, provavelmente o espaço não era mais utilizado. Eles devem ter seus motivos...
O escritório de administração em um dos eixos que atravessam o conjunto, com passagem pública ao fundo, sob o edifício residencial.
Os pátios internos dos blocos, com diferentes cores em cada quadra e pequenos alemãesinhos figuras que me pediram pra pegar as maçãs mais altas no pé, enquanto a mãe observava tudo do alto da sacada, talvez com medo que eu fosse algum comunista... :)
A entrada muito simpática de um dos blocos.
Isso foi o máximo que consegui de acesso ao interior dos edifícios. Pois é, desta vez não conheci ninguém legal o suficiente que me deixasse entrar para ver um apartamento por dentro... hehe
Bom, as fotografias não estão lá essas coisas, mas dá pro gasto. Além da minha câmera estar meio 'gasta', o dia estava encoberto, ameaçando chover, o que não ajudou muito. E estou sem Photoshop pra dar aquele tapa, mas tudo bem... Foi ótimo conhecer este lugar que, aliás, está marcado no Guia Suppe, onde tem mais algumas informações e os links da página de Berlim, com textos em inglês e alemão (pra quem quiser se aventurar...).
.
Fiquei impressionado com o conjunto, imaginando o que foi no início da década de 1930 a sua inauguração. Sua escala não difere muito do entorno, ocupado por típicas construções do século XIX, mas é obviamente mais arejado e iluminado, como bom projeto moderno que é. E muito interessante, com a valorização das esquinas e pátios, a vegetação, passagens públicas e a variação de usos, formas e cores. Bom, não é a toa que foi declarado patrimônio da humanidade :)

2 comentários:

Valeria Fialho disse...

pela quantidade de postagens destes últimos dias o doutorado tá adiantadíssimo ... hehe ...
é isso aí ... mala que é mala é mala até à distância ... vai estudar !

Marcio Novaes Coelho Jr disse...

Hahaha... é, o doutorado tá bombando! hehe